Reflexologia

O que é a Reflexologia?

É uma terapia não invasiva, que se baseia no princípio da existência das chamadas zonas reflexas, que mapeam outras zonas do corpo. Estas zonas existem não só nos pés, face e mãos, mas como em todo o corpo. A sua estimulação contribui para o estabelecimento do equilíbrio do organismo por inteiro, pelo que, não aborda apenas queixas físicas, mas também emocionais e mentais.

É uma massagem aos pés?

Não, a Reflexologia não é uma massagem aos pés. É uma terapia que segue protocolos e técnicas específicas. Um tratamento de Reflexologia pode ser constituído por técnicas de relaxamento e sedação, que se assemelham a uma massagem nos pés, mas estas são direccionadas e não são aleatórias. São específicas e seguem um propósito.

Quem pode beneficiar de um tratamento?

Todas as pessoas, desde o bebé com cólicas até ao idoso com dificuldade em dormir ou dores articulares, passando pelas mulheres grávidas.

Quais são as patologias em que pode ter efeitos benéficos?

A Reflexologia foca-se não só nas queixas que a pessoa apresenta, mas também nas alterações observadas e sentidas nas zonas reflexas. Por isso, pode ser indicada em situações de insónia, desregulação hormonal, ansiedade, dores musculares e de cabeça, alterações digestivas, edema, entre muitas outras. 

Quanto tempo dura uma sessão de reflexologia? Quantas sessões devo realizar e com que frequência?

O tempo de duração de uma sessão é de 30 a 45 minutos. Para se obterem resultados mais rápidos, aconselha-se uma frequência semanal. O número de sessões será determinado pela resposta de cada pessoa ao protocolo aplicado.

leitura dos pés

O que é a leitura dos pés?

A leitura dos pés é uma interpretação das alterações observadas nos pés, que dão indicações sobre características e padrões emocionais e físicos.

É uma forma de adivinhação, como a leitura das mãos?

Não, a leitura dos pés, também chamada de observação dinâmica dos pés, analisa zonas dos pés que estão relacionadas com emoções e personalidade. Não tenta adivinhar como será o futuro, mas analisa como a pessoa se sente no presente, como o mostra ao mundo, como foi influenciada por efeitos do passado e quais as ferramentas que tem para lidar com os acontecimentos. 

Como posso realizar uma análise?

A análise dos pés pode ser realizada presencialmente, por foto ou por skype (com envio prévio de foto). As análises presencial e por skype permitem o estabelecimento de comunicação entre a pessoa cujos pés estão a ser analisados e quem os analisa, permitindo chegar mais fundo na análise. A análise feita exclusivamente através de foto tem a limitação de não poder acontecer a interacção que permite muitas vezes compreender a razão ou o momento que determinou essa alteração, tornando-a assim, mais generalista. 

Os pés são sempre iguais?

Não, os pés mudam ao longo da vida, mudam ao longo da semana, do dia e até durante uma sessão de reflexologia ou de leitura dos pés. Se olhar para os seus pés antes e depois de iniciar uma caminhada, a cor da planta do pé não é igual, pois não? Se se cortar ao pisar um vidro, que lhe deixa uma cicatriz, o seu pé não se mantém igual, pois não? Se olharmos para o nosso pé hoje e voltarmos a olhar daqui a seis meses, podemos encontrar alterações de cor, alterações na textura da pele, podemos até encontrar sinais que não estavam lá antes. Tudo isto pode ser interpretado através da leitura de pés e dar-nos pistas sobre o que se passa connosco e que ainda não nos havíamos apercebido.

O formato dos pés mudou quando mudei o calçado que usava, porquê?

Pergunte-se porque mudou o calçado e talvez descubra porque mudaram os pés. 

A leitura que seja realizada hoje não fará sentido daqui a seis meses?

Sim e não, se a leitura que fizer hoje ajudar a clarificar as causas de alguns sintomas ou características actuais, poderá, daqui a algum tempo, ter uns pés com características diferentes porque os pés reflectem as alterações internas. No entanto, não é possível dizer quanto tempo demoram e quais as alterações que poderão manifestar-se e se alguma vez o farão. 

Gostava de fazer uma leitura ao meu filho, é possível?

É, sim. Embora os pés dos bebés e das crianças se alterem e desenvolvam com maior rapidez do que nos adultos, também no seu caso, podem mostrar características do momento presente. 

homeopatia

O que é a Homeopatia?

A Homeopatia é uma terapia complementar que assenta no princípio da semelhança, em que uma substância capaz de causar determinado quadro de sintomas, será capaz de curar esse mesmo quadro, com recurso à administração de uma quantidade muito pequena. 

Se a quantidade é assim tão pequena, consegue resolver os sintomas?

Contrariamente è medicina convencional, a Homeopatia não tem como objectivo suspender ou parar os processos fisiológicos do corpo, mas sim, estimular o sistema imunitário e o corpo a eliminar por si mesmo, os sintomas exibidos. Para tal, recorre a medicamentos com origem vegetal, animal ou mineral, que são submetidos a um processo que deriva na administração de quantidade ínfimas que vão actuar no organismo e fortalecê-lo, para que consiga resolver os sintomas.

Posso tomar um medicamento homeopático para situações de emergência?

Sim, existem situações em que, sendo administrado o medicamento homeopático correcto, não será necessário recorrer a outros métodos de tratamento. O mesmo se passa para sintomatologia crónica. Assim, a Homeopatia pode ser aplicada em situações agudas ou crónicas, em qualquer idade ou estado, pelo que grávidas e bebés podem também beneficiar da sua toma. 

Quais as contra-indicações?

Não existem, mas cada caso é e deve ser, analisado individualmente, pois o êxito do tratamento depende também das características de cada caso. Duas pessoas com o mesmo diagnóstico, podem ser medicadas com dois medicamentos homeopáticos diferentes. E duas pessoas com dois diagnósticos diferentes podem ser medicadas com o mesmo medicamento. 

Os animais também podem ser tratados com Homeopatia?

Podem, sim. A Homeopatia pode ser uma alternativa ou um complemento a formas de terapia convencionais. No caso de um animal submetido a intervenção cirúrgica, pode ser utilizada para ajudar na recuperação. Pode ser usada em casos de animais que exibem comportamento de medo ou ansiedade, entre outros. 

A Homeopatia pode ser aliada à medicina convencional ou a outros tipos de terapias?

Pode sim e, nesse caso, a situação deve ser discutida em consulta, para que se possa avaliar qual a evolução esperada. 

Com que frequência devo realizar consultas de Homeopatia?

A Homeopatia não exige uma periodicidade, exige apenas que o tratamento seja realizado como indicado. As consultas devem ser marcadas conforme sejam necessárias.

WhatsApp